Boletim Eletrônico nº. 578 – Salvador, 10 de fevereiro de 2011
15 anos de luta e conquistas
Quando em 1996 os auditores fiscais, agentes de tributos e técnicos decidiram unificar suas diferentes entidades sindicais para formar o Sindsefaz, a Bahia vivia o auge do retrocesso político, do autoritarismo de Estado e da perseguição implacável aos servidores públicos e ao movimento sindical. Era o tempo do Redutor Salarial, do Fim das Diárias Especiais, dos prejuízos financeiros aos sindicalistas, da quebra da paridade e do massacre aos aposentados.
Na Sefaz, a categoria compreendeu que dividida em entidades distintas não teria forças para enfrentar o governo do atraso e da opressão. Unidos em torno do Sindsefaz, os fazendários ganharam musculatura e a entidade uma melhor retaguarda para levantar as bandeiras coletivas e as reivindicações.
A fundação do Sindsefaz foi um divisor de águas na Fazenda. Mesmo com todos os desafios que foram enfrentados de lá para cá, podemos dizer que o saldo foi positivo. Nesse período consolidamos o nosso Sindicato como um dos mais importantes da Bahia, colhemos vitórias judiciais em torno de direitos desrespeitados, promovemos diversas manifestações, protestos e paralisações, realizamos a maior greve da história da Sefaz (12 dias em 2005) e vencemos o governo da intolerância.
Nos últimos quatro anos, após o eleitor baiano varrer do governo o grupo político que tanto mal fez a Bahia, novos ventos democráticos permitiram a retomada de relações de trabalho maduras. Na Fazenda reconquistamos o direito de negociação e de debater nossos pleitos com o titular da Secretaria, coisa que havia tempos não ocorria. Aliando isso com a capacidade política da direção do Sindicato, melhoramos a remuneração de todos os segmentos, mudamos o subteto salarial, conquistamos a mudança nas atribuições dos cargos do Fisco, melhoramos o salário do técnico administrativo, incorporamos parcela do PDF (melhorando a situação dos aposentados), reavemos o valor do ponto da GF, findamos a punição ao exercício sindical e conquistamos melhorias no ambiente de trabalho.
Todas essas vitórias foram em questões cruciais para nossos associados. E também para aqueles que não são associados, inclusive aos que sabotam nossa luta por interesses pessoais, criticam nossa ação política, mas se beneficiam de todos os ganhos que o Sindsefaz conquistou nos últimos anos, tanto os políticos, como os negociais, quanto os jurídicos.
Nesses 15 anos de vida conquistamos muitas vitórias, mas continuamos na luta articulando politicamente e fazendo, com ética e honestidade, o nosso papel institucional de cobrar do governo o reconhecimento pelo trabalho exemplar que os fazendários vêm realizando, com claros reflexos na arrecadação do Estado. E o atendimento de diversas reivindicações da categoria, bem como a resolução de problemas e pendências históricas, como a questão do subteto salarial, do acordo do ponto para as pensionistas, da ação do PDF dos aposentados, da instituição da carreira específica para os técnicos administrativos e da permanente melhoria salarial da categoria.
No dia de hoje, nossa saudação ao Sindsefaz, mas também aos nossos 3,5 mil associados, que continuam acreditando na unidade e na força da legítima representação da categoria. Parabéns.
Sindsefaz
Atuação e Luta