Boletim Eletrônico nº. 594 – Salvador, 24 de março de 2011
Disposição e determinação: a marca do Encontro dos Técnicos Administrativos
Mais de trezentos (300) colegas Técnicos Administrativos de Salvador e do interior do Estado vestiram, literalmente, a camisa do Técnico e compareceram ao Encontro Estadual do segmento no Hotel Bahia Sol, em Patamares, ontem, 23/03. Um verdadeiro sucesso!
Na parte da manhã, a C&D – Consultoria Empresarial e a Comissão de Técnicos (G-11) apresentaram aos colegas a proposta que visa à criação do Grupo Ocupacional Administração Fazendária para a SEFAZ. Eliel Barbosa e Joaquim Amaral, diretores do Sindsefaz, conduziram a Mesa de Debates.
Cartilha na mão e muita atenção, esta foi a tônica dos colegas administrativos acompanhando a exposição da proposta do Sindsefaz pelos consultores e pela colega técnica administrativa Ana Mesquista, escolhida pelo grupo para ajudar na exposição do tema.
Muitas perguntas e manifestações de apoio ao projeto foram ouvidas no plenário e ao final uma certeza: o segmento segue unido para conquistar os demais fazendários, o governo e a sociedade para a instituição de uma carreira específica dos administrativos na Sefaz.
Reunião com o Secretário da Fazenda
Pontualmente, as 14 h de 23/03, os colegas técnicos foram ao Prédio Sede da Sefaz para acompanhar a entrega do trabalho técnico aprovado pelo Encontro ao secretário da Fazenda Carlos Martins.
Na sala de reuniões do gabinete estavam vinte (20) representantes da categoria e os consultores da C&D que fizeram uma breve apresentação da proposta e foram recepcionados pelo secretário Martins e pelo subsecretário Carlos Batista.
O secretário da Fazenda parabenizou o grupo pela apresentação e, recorrendo as suas próprias palavras ditas em 11 de setembro de 2008, quando do 1º Encontro com o grupo técnico, afirmou que concordaria com o debate sobre a carreira dos técnicos desde que não fossem criadas falsas expectativas, pois o projeto teria que ser bom para os servidores da Sefaz e também à luz do interesse do Estado e da população baiana.
Martins disse que nenhum avanço financeiro ou de carreira ocorrerá no primeiro semestre deste ano por conta do contingenciamento determinado pelo governador, porém registrou que isso não seria um impeditivo para que sua equipe dialogasse com o Sindsefaz em torno da proposta apresentada.
O secretário falou que constituirá uma equipe para analisar, sob o ponto de vista técnico e jurídico, o trabalho desenvolvido e que depois chamará a direção do Sindsefaz para traçar um cronograma de debates em torno da questão.
Próximos passos
Reunidos no saguão do Prédio Sede após reunião com o Secretário, fazendários e diretores do sindicato decidiram que irão aumentar o processo de mobilização, dialogando com outros segmentos da Fazenda, para convencer o governo a implantar um plano de carreira para o quadro técnico administrativo da Sefaz com a maior brevidade possível.
Todos os presentes se comprometeram, então, a estar na próxima assembléia da categoria, que ocorrerá em 29/04, sexta-feira, às 9h, em local a ser divulgado, para engrossar as fileiras da luta e acompanhar de perto os encaminhamentos feitos pelo governo quanto a esta justa e necessária reivindicação da categoria. Ao final gritaram a frase de ordem da campanha: SOU TÉCNICO, SOU SEFAZ. QUEREMOS NOSSA CARREIRA!
SINDSEFAZ
Construindo uma nova Sefaz