Notícias

Home » Notícias

731 – Entrevista com Altamiro Borges

Boletim Eletrônico n°. 731 – Salvador 30 de maio de 2012

BlogProg: Entrevista com Altamiro Borges

O Sindsefaz entrevistou Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro da Comissão Nacional do BlogProg. Borges relata a importância de o movimento sindical participar ativamente das lutas pela democratização da informação e sobre as mudanças para o IV BlogProg.


Confira!

Sindsefaz – É crescente o apoio de vários sindicatos no movimento dos Blogueiros Progressistas. Como você analisa esse fato?

ltamiro Borges – Eu acho excelente! Antes tarde do que nunca. O movimento sindical representa os trabalhadores. E os trabalhadores são as maiores vítimas dessa mídia tradicional. Se existe uma greve de trabalhadores, a mídia cobre da seguinte forma: vocês estão congestionando o trânsito. Tentando jogar a sociedade contra os trabalhadores, sendo que a sociedade é composta de trabalhadores.

 

A mídia tradicional trata o movimento dos trabalhadores, basicamente de duas formas: uma é não noticiar, não falar sobre os congressos, sobre as atividades, etc., e quando noticia tenta criminalizar. Nesse sentido, o movimento sindical tem que participar de todo processo que vise democratizar a comunicação no Brasil, já que ele é uma das principais vítimas.

 

Sindsefaz – Qual é o principal desafio do movimento sindical em relação à comunicação?

 

Altamiro Borges – Entre outros desafios, dois são fundamentais. O primeiro é fortalecer seus instrumentos de comunicação. Até um tempo atrás, o movimento sindical tratava a comunicação como um gasto. Comunicação não é gasto, comunicação é investimento em luta de ideias. É uma questão decisiva para um sindicato. Então, o sindicato precisa investir mais na sua comunicação, inclusive se apropriando dos novos instrumentos, sem ficar no atraso. É claro que o sindicato vai continuar utilizando os instrumentos tradicionais (panfleto, jornal…). O Brasil é o primeiro no ranking mundial na utilização de Twitter e o segundo de Facebook. É um dos países que mais tem blogs no mundo. Então a internet, as redes sociais passaram a ser uma forma de comunicação ágil, mais barata e democrática porque é interativa permitindo que as pessoas participem. Tem que usar todas. Não tem contraposição entre um impresso e uma rede social.

 

E segundo: o movimento sindical demonstra maior interesse agora pelo fato do movimento da blogosfera e redes sociais é o movimento pela democratização da comunicação. Estamos em busca de mecanismos legais, de políticas públicas que democratizem mais a comunicação que garantam, de fato, a liberdade de expressão. A liberdade de expressão não pode ser confundida com liberdade de monopólio. Não são apenas sete famílias que falam para o Brasil inteiro. Nós temos que falar, temos que ter mais vozes falando. E o movimento sindical vai se dando conta da sua importância nesse processo. É muito importante que os sindicatos participem que estejam presentes no encontro. Que ouçam e opinem. É uma via de mão dupla: o movimento sindical bebe na blogosfera e a blogosfera bebe no movimento social. Aumentando assim, a militância virtual.

Sindsefaz – Diante das denuncias feitas através de seus blogs contra parlamentares e grandes empresários, muitos blogueiros enfrentam processos judiciais. Um dos temas de debate do III BlogProg é a possível criação de uma Associação de Apoio Jurídico à Blogosfera. Qual é a sua opinião?

 

Altamiro Borges – A gente ainda não amadureceu o suficiente para esse debate. A blogosfera é um fenômeno muito novo. No Brasil tem cerca de dez anos. O primeiro blog mais político, no Brasil, foi o de Luiz Carlos Azenha (Euviomundo), em 2002. As redes sociais são muito novas também. O Twitter tem seis anos, o Facebook tem 5 anos. Esses ativistas digitais são os mais diversos: professor, médico, comerciante, não são apenas jornalistas que compõem a blogosfera. É um movimento muito novo, com pequena estrutura orgânica, fazer blog é um ato de militância, de coragem, de perder horas escrevendo… Por ser muito novo, nós ainda não reunimos condições materiais para ter uma “coisa” que permita a defesa de blogueiros atingidos. Podemos trabalhar a discussão de uma entidade de auxílio mútuo, mas a colaboração seria pequena, o que não iria ajudar muito. Poderíamos também criar alguma campanha, envolver entidades para arrecadar dinheiro, mas mesmo assim, são muitos processos contra blogueiros e não atender a todos seria um problema. Ainda não encontramos a fórmula…

Sindsefaz – Por que o BlogProg passará a ser bianual?
Altamiro Borges – Para realizarmos encontros estaduais durante o ano de 2013 e em 2014 o IV BlogProg Nacional. O encontro nacional tem que ser visto como coroamento. O fundamental agora é enraizar e por isso é importante realizar encontros estaduais ou ficaremos com as mesmas pessoas. Precisamos ampliar a quantidade de participantes. Como disse o Paulo Henrique Amorim, na abertura do evento: “Precisamos abrir a janela, tem que entrar mais gente”.

Sindsefaz – Quais são os principais desafios para o IV BlogProg em 2014?
Altamiro Borges – Precisamos multiplicar a quantidade de participantes, tem que ter mais gente produzindo conteúdo. Que floresçam mil flores! A pessoa precisa deixar de ser passiva, deixar de só ver o que a TV, o rádio, o jornal, a revista transmitem e produzir, pensar, fazer análise crítica. Quanto mais gente falando, mas perto estaremos da verdadeira liberdade de expressão. Florescendo mais flores, temos que cultivá-las. Precisamos aperfeiçoar o uso desses instrumentos, principalmente com a participação da juventude nos auxiliando em como deixar um blog mais atrativo, em como aumentar a quantidade de acessos, como usar melhor as redes sociais. Então, temos um processo de multiplicação e “qualificação”.

 

Por Glenda Lima

Sindsefaz
Consolidando Vitórias

Compartilhe:
Entre em Contato

Rua Maranhão, nº 211 - Pituba
Salvador - Bahia | CEP: 41.830-260

Redes Sociais

Você já é filiado?

Faça o seu Cadastro!
Rolar para cima