Boletim Eletrônico n°. 740 – Salvador 15 de junho de 2012
Manifestação no CAB retoma mobilização da categoria
Negociação, já! Essa foi a principal palavra de ordem ecoada, na manhã desta sexta (15), na sede da Secretaria da Fazenda, no CAB. Cerca de 300 fazendários participaram do café da manhã e do ato político promovido pelo Sindsefaz.
Na manifestação, trabalhadores e dirigentes do Sindicato afirmaram que querem o início das negociações com o novo secretário da Sefaz, Luiz Alberto Petitinga. O ato contou com a presença de fazendários da capital e de cidades do interior, como Juazeiro, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim e Ilhéus.
“ Estamos aqui para fortalecer a luta do Sindicato. Temos uma boa expectativa em relação ao novo secretário para que ele negocie com a entidade e atenda as nossas reivindicações”, declarou Luciene Mendes, da Infaz de Ilhéus.
Para Jorge Claudemiro, diretor de Organização, é essencial o secretário marcar a primeira reunião. “Tivemos apenas um encontro de apresentação. A pauta foi entregue, mas ainda não houve resposta. Essa manifestação inicia a mobilização da categoria para a retomada das negociações. Queremos uma solução para o teto salarial dos auditores fiscais, a efetivação das promoções de 2011 e o Plano de Cargos e Salários (PCS) dos técnicos administrativos”, pontuou.
A diretora adjunta de Relações Intersindicais Marlúcia Paixão disse que espera uma relação construtiva. “Foi assim com o ex-secretário Carlos Martins. Esperamos que essas pendências sejam resolvidas nas discussões com o novo secretário”, frisou.
SEM RETROCESSOS
Ao conduzir o ato, Rubens Santiago, diretor de Imprensa do Sindsefaz, enfatizou que não pode haver retrocessos no Estado, especialmente na Fazenda. “Os fazendários têm colaborado com o governo e a sociedade, feito sua parte. Temos que ser valorizados pelo trabalho que desenvolvemos. Queremos avançar na solução das pendências históricas. Essa é a hora da negociação e da mobilização da categoria”, declarou.
Duas conquistas foram anunciadas pelo diretor jurídico Joaquim Amaral. “Asseguramos uma vitória no Tribunal de Justiça da Bahia em relação ao teto constitucional do Poder Executivo. O TJ determinou que o governo adote como parâmetro de remuneração máxima aos servidores do Executivo o vencimento de desembargador”.
Outra vitória anunciado por Amaral foi a afirmação da Secretaria de Administração (Saeb) na reunião ocorrida no dia de ontem (14/06) com o Sindicato sobre o plano de carreira dos técnicos da Sefaz. Na oportunidade, o superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone, em nome do secretário Manoel Vitório, se comprometeu a iniciar as negociações sobre a instituição do PCS dos técnicos administrativos da Sefaz, a partir da 2ª quinzena de julho, com prazos estipulados para conclusão do debate.
A expectativa é grande para esse segmento. “Estamos esperando há 21 anos pelo PCS, importante para corrigir distorções em nosso trabalho e complementar as tarefas administrativas. Precisamos estar vigilantes e debater a questão junto a SAEB”, disse Rosaura Maciel, técnica administrativa e diretora do Sindsefaz.
ATO NA GOVERNADORIA
Após o café e a reunião no saguão do prédio sede da Sefaz, os fazendários foram à Governadoria tentar audiência com os secretários da Casa Civil e da SERIN, respectivamente Rui Costa e Paulo Cézar Lisboa para expor a pauta de reivindicações da categoria e indicar, com clareza, aos rumos do movimento.
Os fazendários foram atendidos pela assessoria do secretário Lisboa, que se comprometeu até o final do dia oferecer a data da audiência do Sindsefaz com o titular da SERIN.
Reunidos, após as tratativas com a assessoria do Cézar Lisboa, os fazendários decidiram que irão aguardar o contato da Secretaria de Relações Institucionais, conforme combinado, mas caso o contato por algum motivo não tenha sido feito, os fazendários, na próxima semana, se deslocariam novamente à Governadoria para cobrar o compromisso assumido pelos interlocutores do governo baiano.
Ficou acertado então, que a direção do Sindsefaz posicionaria a categoria logo na segunda-feira, 18/06, informando sobre os rumos do movimento “Avante Fazendários”.
Sindsefaz
Consolidando Vitórias