Boletim Eletrônico n°. 803 – Salvador 14 de março de 2013
Os representantes setoriais da categoria se reuniram com a Diretoria do Sindicato e avaliaram o panorama político e a situação das negociações entre o governo e os fazendários. Deliberaram por intensificar a mobilização na Fazenda e exigir uma resposta do governo às reivindicações dos fazendários, apontando com um indicativo de greve para avaliação da categoria na próxima Assembleia Geral que será convocada para o dia 08 de abril.
Os delegados sindicais, de forma unânime, registraram o alto grau de insatisfação entre os fazendários, nas suas unidades de trabalho, pela falta de resposta do governo estadual quanto ao reajuste geral do funcionalismo e quanto às reivindicações específicas dos segmentos da Fazenda. Sobretudo, para aplicação do teto constitucional aos vencimentos da categoria e o incremento salarial (aumento real) para o grupo fisco como um todo. Registraram, porém, como positivas as tratativas específicas que o Sindsefaz vem tendo com a Saeb para revisar a gratificação específica dos técnicos administrativos, embora tenha sido destacada a necessidade de formalização da proposta.
Os conselheiros avaliaram como positivas as negociações ou entendimentos que o governo vem tendo com determinadas categorias do funcionalismo público, como os professores, médicos, servidores da saúde, técnicos de fiscalização e regulação, policiais militares e civis e os agentes penitenciários que importaram em acordos salariais que variam entre 15 e 37%, a maioria em dois anos, divididos em três vezes.
No entanto, vêem com inconformismo que os fazendários possam vir a estar de fora dessa negociação. Logo a categoria que protagonizou nos últimos anos, mas em especial, nos últimos meses – mesmo com seca e crise econômica mundial – relevante acréscimo na arrecadação própria do Estado.
Registraram ainda os conselheiros que coincidência ou não as categorias contempladas pelo governo com essa nova rodada de negociação (2012/2013) foram aquelas que buscaram na luta e no recrudescimento da relação com o governo a resposta para o atendimento as suas pautas de reivindicação.
Diante da determinação dos componentes do Conselho, a Diretoria partirá para mobilização e sua convocação para que a Assembleia aponte o rumo do movimento dos fazendários.
Foram as deliberações do Conselho:
1. Convocar Assembleia Geral para dia 08 de abril de 2013
2. Calendário de visitas da Diretoria e Conselho Sindical
a. 17/03 – Visita ao PF Benito Gama – Vitória da Conquista
b. 20/03 – Reunião Infaz Varejo/DAT Metro
c. 21/03 – Reunião CAB
d. 22/03 – Visita ao PF João Durval – Feira de Santana
e. 01/04 – Visita ao PF Fernando Presídio – Juazeiro
f. 01/04 – Reunião na Infaz Teixeira de Freitas e Eunápolis
g. 03/04 – Visita ao PF Eduardo Freire – Mucuri
h. 04/04 – Visita ao PF BA/GO – Barreiras
3. Divulgar nota na imprensa sobre as deliberações do Conselho Sindical
4. Convocação na mídia da Assembleia Geral dos Fazendários
Sindsefaz
Consolidando Vitórias