Ações populares ajudam vítimas das chuvas no RS

Diversos movimentos populares do Rio Grande do Sul se juntaram em uma grande mobilização para ajudar as vítimas das chuvas no estado. Um fórum criado pelo MST, CUT, MTD, MTST, Levante da Juventude, MAB, CIMI, Themis, Unisol, Avesol, CAMP e IDhES estão buscando ampliar o alcance de uma ação já existente, as cozinhas comunitárias, para levar comida àqueles que neste momento passam necessidades.

Quem está à frente do movimento é o Instituto de Direitos Humanos, Econômicos e Sociais de Porto Alegre (IDhES). Trata-se de uma organização da sociedade civil focada na defesa de direitos de coletivos de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, social ou cultural, visando a construção de uma sociedade socialmente justa e ambientalmente sustentável. Clique aqui e saiba mais sobre a organização.

O IDhES já acumula experiência com cozinhas solidárias e, há anos, fornece comida à população em situação de vulnerabilidade em comunidades carentes. A iniciativa deste momento visa ampliar o número de unidades do projeto, a fim de atender a emergência atual em Porto Alegre, Canoas, Alvorada, Eldorado do Sul, Gravataí e Viamão.

O Sindsefaz está apoiando esta iniciativa e conclama os fazendários a também fazerem suas doações, através de um projeto sério e reconhecido, a fim de ajudar os gaúchos, em especial os mais pobres, que são os que mais sofrem os efeitos de tragédias como essa. Para doar, use a chave PIX idhes@outlook.com.br.

Àqueles que não podem fazer doações em dinheiro e/ou preferem doar em materiais, podem ir até as agências do Correios, que estão recolhendo mantimentos como água mineral (prioritário), alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho, além de ração para pets. Estes mantimentos são transportados pelas carretas e aviões da estatal e distribuídos conforme a orientação da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Salvador, 16 de maio de 2024 | Boletim 2951