Boletim 1588 – Paralisação na DAT Sul foi um sucesso e enche a categoria de ânimo para ampliar a luta

Boletim Eletrônico nº. 1588 – Salvador, 03 de outubro de 2017

Todos os postos fiscais parados na segunda (02). SACs e postos de atendimento paralisados na terça (03) – com a exceção apenas de Porto Seguro. Este foi o saldo do movimento dos fazendários da DAT Sul, que deram início ao calendário de mobilização da categoria para o mês de outubro. O resultado encheu de ânimo os servidores do Fisco do Estado, para ampliar a luta. E mandou um recado ao Gabinete da Sefaz, de que é hora de negociar os pleitos, para que não haja surpresas no final de outubro e início de novembro.

Foi muito importante, decisiva e encorajadora a participação dos colegas, que aderiram à mobilização mesmo em locais onde não havia diretores do Sindicato ou delegados sindicais. Uma prova da patente insatisfação da categoria diante de um congelamento salarial que já dura dois anos, perdas que ultrapassam 20% do salário, sobrecarga advinda da falta de pessoal, corte de benefícios e condições de trabalho inadequadas.

REPERCUSSÃO

O movimento também teve grande repercussão na imprensa, com mais de 30 matérias publicadas até esta terça (03), entrevistas em rádios e em sites (veja matéria específica). Em Vitória da Conquista, diretores do Sindicato foram entrevistados na Rádio Clube e na Bandeirantes local, além de uma entrevista no Blog do Anderson, o mais acessado da região.

Estão de parabéns os fazendários da DAT Sul e, agora, a mobilização muda de cenário, para a DAT Norte, nos dias 9 e 10 de outubro. Lá vamos repetir o mesmo modelo, com paralisação nos postos fiscais no primeiro dia e nos SACs e Inspetorias, no segundo. Vamos fazer atos tão fortes e participativos quanto os ocorridos nas cidades do Sul, Extremo Sul, Oeste e Sudoeste.

Segundo Cláudio Meirelles, coordenador de Organização do Sindsefaz, o objetivo foi alcançado. “Os fazendários da DAT Sul mostraram nestes dois dias a sua capacidade de luta e resistência, apontando para um quadro crescente de insatisfação, mas também de determinação para mudar esta situação que enfrentamos hoje na Sefaz”, avaliou ele. Para o sindicalista, agora a mobilização será ampliada para as regiões Norte e Metropolitana.

RESPOSTA

O movimento dos fazendários é por melhores condições de trabalho, fim do congelamento salarial, convocação de concurso público e abertura de negociação em torno da pauta de reivindicações da categoria, em especial os pontos prioritários, como a mudança na GDF dos técnicos e o aumento do valor do ponto para o fisco. Os servidores da Fazenda, mesmo sob condições adversas, têm feito sua parte, batendo as metas de arrecadação no 2º e 3º trimestres de 2017. Porém, sem reconhecimento deste esforço por parte da Secretaria da Fazenda.

O calendário de luta será completado com as ações na DAT Metro dias 17 e 18 e uma paralisação geral, dia 26 de outubro, com ato e assembleia no Prédio-sede da Secretaria, no Centro Administrativo, em Salvador.

CALENDÁRIO

– 9 e 10 de outubro: DAT Norte (Posto Fiscal e SACs)

– 17 e 18 de outubro: DAT Metro (Posto Fiscal, SACs e repartições)

– 26 de outubro: Paralisação Geral com ato no Prédio-Sede

NOTA TRISTE

A nota triste dos protestos veio da direção da Sefaz-BA. Reeditando as velhas práticas carlistas de ameaçar cortar ponto, foi emitida uma nota sinalizando a intenção de descontar os salários dos que paralisaram atividades. Ressalte-se, o movimento foi aprovado em assembleia e é legal. Em vez de fazer ameaças o Gabinete da Sefaz deveria negociar a pauta de reivindicações da categoria, que se encontra na mesa do secretário desde fevereiro de 2015, com pouquíssimos avanços. Além de discutir as propostas que o Sindsefaz encaminhou ao governo e que poderia aumentar em R$ 1,2 bilhão a arrecadação de ICMS.

Sindsefaz,
Avançar na Luta