Boletim 1600 – Fazendários em luta param SACs de Salvador e RMS

Boletim 1600 – Salvador, 18 de Outubro de 2017

Fazendários em luta param postos da Sefaz nos SACs de Salvador e RMS

Os fazendários paralisaram nesta quarta (18) todas as unidades de atendimento da Secretaria da Fazenda nos SACs de Salvador e região metropolitana. Ficaram parados os postos nos shoppings Barra, Bela Vista e Salvador, além de Comércio, Camaçari e Lauro de Freitas. A IFMT Metro, na Calçada, que também atende ao contribuinte, também não está funcionando. Na terça (17), a categoria parou o PF Honorato Viana e o PF do aeroporto 2 de Julho.

Assim como ocorreu na DAT Sul e DAT Norte, a mobilização da categoria na DAT Metro foi vitoriosa, atingindo objetivos buscados pelo Sindsefaz com o calendário de lutas. Primeiro, chamar a atenção da sociedade para os problemas na Sefaz, que são graves e podem trazer sérias consequências para o Estado. E mostrar ao governo que, se não houver abertura de negociações em torno da pauta dos fazendários, a Fazenda pode ter que enfrentar movimentos paredistas maiores.

No dia 26 de outubro haverá uma paralisação de 24 horas, desta vez em todo o Estado. Uma assembleia, que ocorrerá em frente ao Prédio-sede da Secretaria da Fazenda, no Centro Administrativo, em Salvador, definirá um novo calendário de ações e discutirá a instituição de um Fundo de Greve, para fazer frente aos gastos de uma paralisação maior.

MUDAR COMPORTAMENTO
A categoria está mobilizada. O governo agora é que precisa sair do jogo de empurra dos últimos anos, sempre pedindo compreensão e paciência, algo difícil para quem já tem perdas superiores a 20% da renda em quatro anos de arrocho e congelamento salarial. E isso, ainda, em se tratando de uma categoria que arrecada e que vem batendo as metas máximas estabelecidas pela Sefaz, em condições de trabalho e estímulo completamente adversas.

O Sindsefaz está aberto para negociar com o Gabinete. Aliás, sempre esteve. Desde fevereiro/2015 tem uma pauta protocolada e viu, em dois anos e meio, a Sefaz não debater de forma produtiva nenhum dos pontos constantes no documento. E também não foi chamado para conversar sobre uma proposta, também apresentada em 2015, que poderia elevar a nossa arrecadação em R$ 1,2 bilhão.

Pelo contrário, tem visto a política de benefícios fiscais continuar atendendo interesses de setores empresariais escolhidos, sem contrapartida aos baianos, além de uma política tributária que privilegia Refis em vez da fiscalização e que se permite deixar dezenas de milhares de contribuintes fora do alcance do Fisco.

HORA DA SEFAZ NEGOCIAR
É hora de negociar seriamente os pleitos. Não adianta o governo repetir que paga salários em dia, porque isso é obrigação do empregador. Também não adianta querer faturar em cima de vitórias judiciais da categoria como se fossem concessões do Estado e nem propagandear conquistas dos fazendários obtidas em gestões passadas. A categoria tem uma pauta que repousa a 32 meses na mesa do secretário Manoel Vitório. É sobre ela que queremos debater.

Aos colegas que estão aderindo às mobilizações aprovadas pela assembleia de setembro, a diretoria do Sindicato quer parabenizar e dizer que a luta travada neste momento, mesmo sob pressão, tem sido crescente e será vitoriosa se persistirmos unidos. Vamos continuar firmes e preparar a paralisação de 24 horas, dia 26 de outubro.

Sindsefaz,
Avançar na Luta