Começa nesta segunda (28) e vai até quarta (30) o Fórum Internacional Tributário (FIT), edição de 2023. O evento é organizado pela Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital), Sindifisco Nacional (Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal), Fenafim (Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais), Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal) e Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal). O objetivo é subsidiar o governo e o parlamento na formulação de uma Reforma Tributária que reduza as desigualdades do sistema brasileiro.
O FIT 2023 terá a presença de Morris Pearl (criador do The Patriotic Millionaires – movimento de super-ricos que pede maior tributação para os mais abastados e Amitabh Behar, diretor Executivo da Oxfam Internacional), María Fernanda Valdés (vice-ministra da Fazenda da Colômbia), Bernard Appy (secretário Extraordinário do Ministério da Fazenda para a Reforma Tributária), Guilherme Mello (secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda), Clara Mattei (professora de economia da New School for Social Research, dos EUA), Dalmio Moran (consultor da Cepal e do BID), André Horta (Diretor do Comsefaz), entre outros economistas, especialistas em tributação e deputados federais.
Para a Fenafisco e suas parceiras, a tributação no país é regressiva e está na contramão dos países capitalistas menos desiguais. A entidade, que junto com a Anfip construiu o estudo “Reforma Tributária Solidária, Justa e Sustentável”, é necessário reduzir a participação relativa dos tributos que incidem sobre o consumo e ampliar o peso relativo dos incidentes sobre as altas rendas, propriedades e riqueza. O documento foi protocolado na Câmara dos Deputados por seis partidos políticos e incorporada nas “Diretrizes para o programa de reconstrução e transformação do Brasil 2023-2026” (candidatura à presidência de Lula e Alckimin).
Pelo Sindsefaz, participam do evento os diretores Carlos Meireles, Marco Aurélio, Hogla Pacheco e Pascoal Martins.
Salvador, 28 de agosto de 2023 | Boletim 2818