Boletim 2435 – Salvador, 10 de agosto de 2021
Seguindo a orientação da plenária do fisco realizada na semana passada, a diretoria do Sindsefaz convocou reunião do Conselho Sindical da entidade, para debater os encaminhamentos à retomada das lutas de todos os segmentos dos fazendários. Na pauta, o descumprimento do julgado na ADI 4233, promoções para o grupo GOTA, concurso público, perdas salariais, entre outros temas. O encontro será quinta (12), 9h, na sala do Sindicato no Zoom.
Chegou a hora de os servidores retomarem suas lutas em defesa de seus direitos e conquistas. Durante um ano e meio de pandemia do novo coronavírus os funcionários públicos diminuíram a altura do grito por suas bandeiras corporativas, entendendo a necessidade de o Estado concentrar suas energias para salvar vidas. Bom lembrar, nos foi imposto pelo governo federal um congelamento de ganhos até dezembro/2021.
Mas chegou o momento de retomar a luta para remover os entulhos do massacre salarial ao qual temos sido vítimas desde 2015, que nos levou de volta a perdas só vistas durante os governos carlistas. Com o descontrole da economia a inflação se tornou galopante, se aproximando de 1% ao mês e está fazendo nossas perdas se aproximarem mais rapidamente dos 40% ainda antes do final do ano.
Com os retumbantes anúncios de “recordes de arrecadação” badalados pelo Gabinete da Sefaz e afins, fica claro que o governo já tem margem para sentar à mesa com os servidores públicos e debater suas pautas corporativas. Estudos do Dieese mostram que o comprometimento da receita com o pagamento de salários é hoje abaixo de 40%, com mais de 6% de margem para o limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que reforça que o governo estadual tem espaço para conversar com as categorias e não o faz por opção política.
Convidamos todos os conselheiros sindicais a um esforço para se fazerem presentes à reunião de quinta (12), a fim de debatermos o cenário e encaminharmos as definições sobre as próximas ações e lutas. A história mostra que nossas conquistas só vieram após mobilizações fortes e unitárias. É hora de colocar a lição em prática.