Boletim 2452 – Salvador, 27 de Setembro de 2021
Apesar das reclamações constantes dos colegas, em especial dos que estão lotados nos postos fiscais da DAT Norte, as diárias percebidas por eles estão sendo pagas com atraso, depois que os plantões são dados. O correto é que o pagamento aconteça no início do mês, antes de os fazendários se deslocarem aos PFs. Afinal de contas, a diária visa cobrir custos de deslocamento e alimentação. Mas não é assim que vem acontecendo.
Na prática os fazendários estão financiando o trabalho. E, diga-se de passagem, exercendo suas funções com dedicação singular para cumprir as metas e garantir ao Gabinete e afins a divulgação com pompa de recordes de arrecadação.
Importante lembrar que os servidores públicos baianos amargam enormes perdas salariais. Segundo o DIEESE, para recompor o salário de setembro/2021 ao mesmo patamar de janeiro/2015 seria necessário um reajuste de 45%. No caso dos ATEs a situação é ainda pior, pois nenhum colega deste segmento teve algum tipo de ganho adicional recentemente, como aconteceu com parte do grupo técnico, beneficiado pelo reenquadramento em 40h ou parte dos auditores, beneficiado pelo reajuste de teto salarial.
O Sindsefaz cobra da Secretaria a regularização do pagamento das diárias. Ano passado o problema aconteceu também e diante dos números da arrecadação, chega a ser injustificável atrasar a liberação desta verba.