Boletim 2304 – Salvador, 05 de outubro de 2020
Na quinta (01) aconteceu encontro entre o Sindsefaz e o Planserv, do qual participaram 10 fazendários e mais a Coordenadora Geral do Plano, Maria Socorro Brito, sua assessora Aline Dias Coelho – que organizou a reunião, entre outras pessoas de seu staff diretivo. Conforme anunciamos semana passada a pauta discutida teria cinco temas:
1) Adicional de risco (o que é, como será cobrado, a quem se aplica) – Lei 13450/2015;
2) Cotas de atendimento;
3) Serviços de saúde no interior e fora do estado – PLANSERV Região NE ou Nacional;
4) Benefícios e valores do plano para quem queira aderir; e
5) Rede de credenciados do interior do Estado (Hospitais e Clínicas).
O encontro teve início com uma exposição, com esclarecimentos, do Plano de Saúde, antes e depois da Lei 13.450/2015 – principalmente, quanto aos efeitos da implementação da “Parcela de Risco” na vida do servidor público estadual, prevista para vigorar a partir do dia 26 deste mês. Foram também abordados temas como atendimento, dependentes, critérios para realização de exames e consultas, rede de credenciados e possibilidade de ampliação do atendimento para fora dos limites territoriais da Bahia, que está em estudo.
Devido à quantidade de questionamentos e dúvidas sobre o plano apresentada pelos fazendários presentes à reunião, ficou acordado que deverá ser agendada outra data para uma nova reunião.
Sobre a Parcela de Risco, trata-se de um valor mensal adicional à contribuição normal do Planserv. Vai variar de acordo com a faixa etária do titular, dos dependentes e agregados. Essa taxa deverá ser cobrada dos servidores que – ingressaram no serviço público até 26.10.2015 e não aderirem ao Plano até 26.10.2020 e/ou dos que ingressaram após 26.10.2015 e não aderirem ao no prazo de cinco anos da data da investidura no cargo ou da instituição do benefício da Pensão.
O objetivo destes encontros é ir esclarecendo os detalhes dessas mudanças para que os associados tenham o máximo de informação possível sobre o tema e possam tomar decisões com maior possibilidade de acerto, tamanha a importância desse tema.