O auditor fiscal da Fazenda estadual, Jorge Wilton, ex-diretor de Organização do Sindsefaz (2000-2007), lança nesta terça (22), 18h30, no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória (nº 2340), o livro “Memórias de uma Esquerda em Transição”. A publicação é uma versão modificada de dissertação de mestrado, defendida na UNEB, e trata do processo de expansão do PCdoB na Bahia e da diversificação social da sua militância.
A publicação é uma tentativa de preencher lacunas sobre o papel de vários militantes baianos que durante as décadas de 1970 e 1980 contribuíram para as lutas das esquerdas no estado. Este resgaste, para Jorge, é importante, inclusive porque muitas dessas lideranças que estiveram envolvidas nas lutas desse período, em especial no movimento estudantil, continuam de alguma maneira envolvidas ainda com a militância e/ou organizadas em agremiações partidárias, contribuindo em outras frentes de atuação da esquerda.
O fio condutor da narrativa são as memórias de um conjunto de homens e mulheres que atuaram nesse processo, e que relataram suas experiências de atuação política na clandestinidade e na época de transição da ditadura para a democracia. Através de entrevistas e conversas, ele trouxe para a publicação a memória de momentos vividos ou ouvidos por estes atores, recuperando detalhes que passam despercebidos em outros estudos semelhantes, mas que podem contribuir com a compreensão de acontecimentos históricos importantes para a Bahia.
Salvador, 21 de março de 2022 | Boletim 2575