Notícias

Home » Notícias

Fachada do Sindsefaz fica iluminada de rosa pela campanha de controle ao câncer de mama


Boletim 2031 – Salvador, 01 Outubro de 2019

Neste mês de outubro, todas as noites, a fachada do Sindsefaz terá uma iluminação diferente, para marcar a participação da entidade na campanha Outubro Rosa. A iniciativa, que ocorreu também no ano passado, visa estimular nossa categoria a participar do movimento pelo controle do câncer de mama e de colo do útero, promovendo conscientização, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuindo para a redução da mortalidade.

O Outubro Rosa acontece há mais de duas décadas, mas ganhou destaque no Brasil após os governos de Lula e Dilma. Em 2003, o ex-presidente criou a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), que ajudou na construção de políticas públicas de combate à violência e no estímulo da autonomia econômica, de saúde e educação das mulheres.

Segundo estatísticas mundiais do Globocan 2018, da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), o câncer de mama e o de pulmão são os principais tipos de tumores no mundo em termos de incidência. No Brasil, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama representa cerca de 29,5% dos casos novos de brasileiras diagnosticadas com câncer a cada ano. Nas mulheres da região Nordeste, a doença também é tipo mais frequente, com incidência de 40,36 casos a cada 100 mil mulheres. Em 2019, cerca de 59.700 novos casos surgirão, pelos cálculos do Inca.

Conscientização
A oncologista Renata Cangussú, do NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia), que integra o Grupo Oncoclínicas, diz que 10% dos casos de câncer de mama são atribuídos a causas hereditárias, mas que outros fatores, como obesidade, tabagismo, consumo de álcool em excesso e sedentarismo, podem aumentar a possibilidade de desenvolver o câncer de mama. “Hábitos de vida, como a prática regular de atividade física, alimentação equilibrada, controle do peso e não fumar, aliados aos exames de rotina periódicos, reduzem o risco de desenvolvimento não apenas do câncer de mama, mas de inúmeras outras doenças e complicações na saúde”, acrescenta a especialista.

É exatamente para chamar a atenção às causas e a prevenção à doença que o Sindsefaz vem se somar ao Outubro Rosa. Durante todo o mês a entidade vai divulgar em seus instrumentos de comunicação uma série de eventos que acontecerá em Salvador sobre o tema. 

O NOB, por exemplo, vai realizar duas atividades abertas ao público. No dia 13 de outubro (domingo), acontecerá a 7ª Corrida Outubro Rosa Salvador, com largada às 6h, em frente à sede da clínica, na avenida Adhemar de Barros, em Ondina (Salvador), com percursos de 5 km ou 10 km para corredores e outro exclusivo de 2 quilômetros para caminhada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.outubrorosasalvador.com.br. Já no dia 15 de outubro acontece o 6º Workshop Terapias Complementares, às 14h30, no auditório do NOB. As inscrições também são gratuitas, através do e-mail nucleodomovimentoba@gmail.com.

Compartilhe:
Entre em Contato

Rua Maranhão, nº 211 - Pituba
Salvador - Bahia | CEP: 41.830-260

Redes Sociais

Você já é filiado?

Faça o seu Cadastro!
Rolar para cima