Boletim 1986 – Salvador, 06 de setembro de 2019
Exatamente no dia 6 de setembro de 1979, em Recife (PE), nascia a primeira organização de fiscais tributários da Administração Tributária Estadual e Distrital, a Fafite, Federação das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais. Alguns anos depois essa entidade se transformou em Fenafisco, com a missão de trabalhar em prol dos servidores fiscais tributários estaduais e distritais, por uma Administração Tributária de Estado autônoma, ética e cidadã, em busca de um país com justiça social e fiscal.
Hoje, a Federação, que representa os servidores públicos fiscais tributários da Administração Tributária Estadual e Distrital. Congrega 32 sindicatos e um total de 37 mil filiados em todas as 27 unidades da Federação, tendo se fortalecido nos últimos anos e se consolidado como uma das mais importantes entidades sindicais nacionais do país.
A Fenafisco tem cumprido com louvor e destaque a tarefa de valorizar e inserir o fisco estadual como agente da sociedade, ressaltando sua importância na solução da crise financeira do Estado. Entre os objetivos da entidade estão “a valorização do Fisco e dos servidores públicos fiscais tributários da Administração Tributária Estadual e Distrital”. A Federação defende a participação ativa de todos os cidadãos, como forma de reversão do quadro de concentração de rendas e de tributos no Brasil.