Fenafisco divulga estudo com a lista de devedores dos estados

No último dia de debates do 19º Conafisco, a Fenafisco divulgou um estudo que mostra que grandes empresas devem mais de R$ 21,5 bilhões em impostos ao Estado da Bahia. Os valores devidos totalizam mais de 60% da receita de impostos de um ano. O material é uma atualização sobre os maiores devedores nos estados e revela o crescimento da dívida ativa nos últimos anos.

O Atlas da Dívida Ativa traz informações atualizadas de 20 estados brasileiros. A Bahia é um desses estados pesquisados e foi identificado que apenas as 10 maiores empresas devedoras do estado, juntas, devem mais de R$ 2,1 bilhões. No plano nacional, o montante chega a ser inescrupuloso. De 2015 a 2021 a dívida ativa no Balanço Patrimonial dos estados brasileiros teve um expressivo crescimento, passando de R$ 682,2 bilhões para R$ 987,75 bilhões.

O estudo mostra que muitas empresas devem em vários estados. Como estão em atividade e em pleno funcionamento (contrastando com aquelas que não existem mais ou outras que estão em recuperação judicial), fica configurada a prática de “Planejamento Tributário”, artifício usado pelas organizações privadas para usar as brechas da lei e jogar para o futuro o pagamento do imposto devido. Os casos de Petrobras e Ambev são exemplares.

A Petrobras deve R$ 464,5 milhões ao estado da Bahia (veja lista abaixo). Somente este ano a empresa distribuiu R$ 180 bilhões em lucros e dividendos aos seus acionistas (dinheiro esse que não sofreu qualquer taxação). Fica claro que o não pagamento dos impostos não é um problema de crise financeira.

A Ambev, uma das maiores devedoras da dívida ativa dos estados (veja lista abaixo). A empresa deve R$ 6,3 bilhões em vários estados. Em contrapartida, seus donos (Jorge Paulo Lemann, Marcell Teles e Carlos Sicupira) acumulam uma fortuna de R$ 170 bilhões, segundo o ranking de bilionários brasileiros da revista Forbes.

Como se vê, enquanto 33 milhões passam fome no Brasil e os estados vivem com o pires na mão atrás de recursos (ainda mais este ano com as decisões absurdas do governo federal e do Congresso em relação ao ICMS), grandes empresas continuam a zombar da sociedade, sonegando ou deixando de pagar impostos, enquanto seus acionistas desfilam com suas cifras suntuosas nos rankings de bilionários.

MAIORES DEVEDORES DA BAHIA
1) Petróleo Brasileiro S. A Petrobrás – R$ 464,5 milhões
2) Telemar Norte Leste S/A. (Recuperação Judicial) – R$ 343,6 milhões
3) SNS Automóveis LTDA (Recuperação Judicial) – R$ 229,3 milhões