Fenafisco realiza live para marcar passagem do Dia da Mulher

Boletim 2358 – Salvador, 04 de março de 2021

Com o intuito de marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher a Fenafisco realiza nesta segunda (08), 16h, uma live, transmitida pelo Zoom, para debater a maior participação feminina no movimento sindical e o papel que a tributação joga nas desigualdades entre homens e mulheres. O evento terá a participação da vice-presidente da entidade, Marlúcia Paixão, que também é diretora do Sindsefaz. A diretora Executiva da Oxfam Brasil, Kátia Maia, é a segunda convidada.

O evento virtual tem como tema “Participação feminina no movimento sindical e os impactos do sistema tributário nas desigualdades entre homens mulheres”. O intuito é discutir medidas que viabilizem a participação de mais mulheres nas atividades sindicais e políticas, atualmente lideradas majoritariamente por homens, e os impactos provocados pela matriz tributária brasileira na tributação desigual de homens e mulheres.

Marlúcia é a primeira mulher a ocupar a vice-presidência da Fenafisco e na semana que passou se tornou a também a primeira a presidir um Conselho Deliberativo da entidade. Para ela, a valorização feminina na formação sindical deve ser pauta prioritária na agenda de lutas da sociedade. “Destinar espaços políticos às mulheres permitirá o aperfeiçoamento dos debates em defesa dos direitos e das reivindicações dos servidores, além de colaborar para a construção de uma sociedade mais igualitária”, afirma.

Estudos realizados pela Fenafisco e entidades parceiras destacam a urgente e necessária migração do sistema tributário nacional, atualmente regressivo, para um modelo progressivo, de modo a incidir preferencialmente sobre a renda e patrimônio, como instrumento para enfrentar as múltiplas faces das desigualdades.

Entre as medidas apontadas pela entidade, além de redução da carga tributária sobre o consumo, destacam-se propostas voltadas à alterações na tabela do Imposto de Renda, Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF) e a tributação de lucros e dividendos.

Para participar do debate, segunda (08), 16h, os interessados devem clicar AQUI.

Com informações da Fenafisco