Governador recebe entidades e anuncia Hospital do Servidor

Boletim 2317 – Salvador, 28 de outubro de 2020

O governador Rui Costa convidou representantes de entidades do funcionalismo público estadual para um encontro nesta quarta (28), na residência oficial, em Ondina, para anunciar que o Estado vai abrir processo para estudo de viabilização do Hospital do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv). O Sindsefaz foi representado pelos colegas Marlúcia Paixão e Joaquim Amaral. Participaram ainda membros da Fetrab, APLB-Sindicato, Sindsaúde, Sindpoc, ADPEB (Delegados) e Sindpoc.

O encontro com o governador veio ao encontro de uma carta que as entidades divulgaram nesta quarta (28), Dia do Servidor Público, solicitando abertura de diálogo em torno das pendências existentes com o funcionalismo. No documento, as organizações reconhecem a importância da aquisição do hospital do servidor, mas pede negociações bem como a participação do trabalhador na gestão da unidade.

Segundo informou Rui Costa, está sendo considerada a adequação do Hospital Espanhol, localizado na Barra, em Salvador, para implantação deste equipamento direcionado ao servidor, uma antiga reivindicação do funcionalismo, que agora se tornará realidade. Esta unidade vem sendo usada como um centro de tratamento exclusivo para pacientes da Covid-19.

“Vamos fazer um hospital de referência, de alta qualidade e de alta performance para atender o servidor. Para isso, definimos como referência o Hospital Espanhol. O estudo vai determinar o perfil, quais serviços serão inclusos e todo o processo legal de conclusão da desapropriação”, detalhou o governador.

A intenção do governo com o hospital do servidor é permitir ao Planserv ampliar os serviços prestados e otimizar a qualidade da assistência. A meta é criar um modelo referencial de atendimento e, ao mesmo tempo, perseguir custos mais eficientes e responsáveis. A ideia é que o plano deve gerenciar com austeridade seus recursos orçamentários, visando a sustentabilidade no longo prazo.

Diálogo

Na oportunidade as entidades cobraram do governo o seu compromisso firmado em 2014 de manter o diálogo com os servidores. O governador reconheceu a necessidade de abrir essas conversações e assumiu que conversará com os secretários de cada pasta para que marquem audiências com as entidades representativas para tratar das demandas apresentadas.