Grupo Técnico se reúne e debate suas demandas específicas

Aconteceu nesta quinta (22), nas dependências do Hotel Fiesta, o Encontro dos Técnicos Administrativos da Sefaz-BA. O evento foi convocado pelo Sindsefaz e reuniu 130 colegas, da capital e do interior. Mesmo com diferenças de opinião sobre a condução e encaminhamento da luta, o segmento reforçou a necessidade de unidade para garantir que a pauta represada avance, independente de quem seja o grupo político no governo no próximo período.

O Encontro foi aberto com a formação da Mesa, que contou com os colegas Joaquim Amaral, Davi Marcos, Ana Mesquita, Maria de Fátima e Zé Maria. Foi passada a palavra para o professor Walter Takemoto, que falou sobre a necessidade de os trabalhadores fortalecerem as entidades sindicais para garantir que tenhamos um encaminhamento classista na busca das reivindicações corporativas. Ele criticou o comportamento dos governos de privilegiar alguns segmentos dos servidores, em detrimento de outros, deixando invisíveis grupos que são também importantes no cumprimento da função social do Estado.

Após a fala de Takemoto, o advogado Leonardo Matos usou a palavra para explicar a tramitação e o status atual do processo do 1/20. Ele fez um histórico da ação, das idas e vindas no Tribunal, dos votos diferentes dos desembargadores e das suas impressões sobre o que pode ocorrer. Além das explicações, ele respondeu as perguntas dos colegas que apresentaram dúvidas.

Depois, a colega Silvia Maria Assis, que compõe a comissão de avaliação das promoções na Sefaz-BA, explicou como se dá os processos de análise, falou das dúvidas em torno das portarias e instruções que tratam do tema, dos problemas que podem ocorrer, além de dar informações de como o servidor deve proceder em caso de discordar do resultado da avaliação. Na volta do almoço a colega respondeu perguntas dos presentes.

Campanha Salarial e Carreira

A tarde ainda foi reservada para uma discussão sobre os pontos da pauta de reivindicações que está represada: aumento da GDF, conversão da Licença-Prêmio em Pecúnia, aumento do CET para 125% e promoções para classes 3 e 4. E depois um debate sobre a situação da carreira dos técnicos administrativos e o que podemos fazer para buscar a estabilidade da vida funcional.

A ex-diretora do Sindicato, Ana Mesquita, fez uma apresentação sobre a atual realidade funcional da Sefaz-BA, com um quantitativo detalhado do quadro de pessoal, para chamar a atenção sobre qual o papel que temos hoje na organização e como podemos estabelecer uma melhor estratégia de luta. Ela historiou um pouco a luta para elevar o vencimento básico, que estava abaixo do salário mínimo, além de tratar dos pontos da pauta represada.

Os colegas que usaram a palavra sugeriram mais alguns pontos a serem colocados na pauta a ser reivindicada ao governo: criação de mais classes na carreira, diminuição do tempo de interstício para a promoção e tornar a terceira promoção também como extraordinária.

O evento foi encerrado, final da tarde, com um happy hour de confraternização.

Salvador, 23 de setembro | Boletim 2658