Livro recupera a história das lutas dos fazendários baianos

Boletim 2325 – Salvador, 26 de novembro de 2020

Será lançado no próximo dia 11 de dezembro o livro “Fazendo a Bahia: Memórias de Lutas de Homens e Mulheres da Fazenda Baiana”. O evento acontecerá no Clube Espanhol, em Salvador, às 18h e será limitado a 200 pessoas. Será obrigatório o uso de máscaras para entrar e circular no local.

O livro, organizado sob a direção da historiadora, pesquisadora e professora Petilda Vazquez, recupera a história de 32 anos de lutas de fazendários e fazendárias baianos. Trata de momentos marcantes da política, da gestão pública da Bahia e das batalhas para garantia dos direitos sociais consolidados na Constituição de 1988.

A publicação recupera informações do período pré-criação do Sindsefaz, que aconteceu em 1996 e de como a categoria, tendo o Sindicato à frente, se constituiu na expressão e referência local e nacional no enfrentamento das reformas de caráter neoliberal (previdenciária, terceirizações nos serviços públicos, redução das responsabilidades sociais do Estado).

É possível perceber, ao folhear a publicação, que os movimentos realizados ao longo dos anos sempre corresponderam ao processo de compromisso e fortalecimento do Sindsefaz, ao mesmo tempo em que apostou na solidariedade entre outros segmentos de servidores públicos, numa inequívoca perspectiva de classe de quem “habita o mundo do trabalho”.

Recuperar essas memórias só foi possível porque documentos históricos foram preservados no Sindsefaz, com destaque para os acervos dos seus instrumentos de imprensa. Assim, os documentos trazem um registro das lutas não só da história recente do Estado da Bahia, mas também dos combates travados e marcantes da história do Brasil nos últimos 30 anos.

“Os depoimentos de diretores e funcionários do Sindicato presentes no livro trazem histórias de vidas tecidas simultaneamente no mundo do trabalho, consolidando a constituição de identidade de classe e dos vínculos afetivos da  família fazendária”, ressalta a autora da publicação, Petilda Vazquez.