Mandante do assassinato de José Aras vai a julgamento em agosto

No dia 09 de agosto que vem acontece o julgamento de Alcides Alves de Souza, identificado pelo Ministério Público de Pernambuco como mandante do assassinato do auditor fiscal José Raimundo Aras, ocorrido em outubro de 1996, em Petrolina (PE). O Sindsefaz, através de seus diretores Cláudio Meirelles e Joaquim Amaral, estará presente à sessão, que acontecerá no Plenário do Tribunal do Júri do Fórum Dr. Manoel Souza Filho, Centro da cidade pernambucana.

Para relembrar o caso, em 1996, nosso colega Aras foi morto com seis tiros à queima roupa no jardim de sua casa, em Petrolina, pelo pistoleiro Carlos Robério Vieira Pereira, já condenado a 18 anos de prisão. Segundo o MP-PE, os mandantes foram Francisco de Assis Lima “Barateiro” (condenado a 17 anos), Carlos Alberto da Silva Campos (absolvido) e Alcides Alves Bezerra (que vai a julgamento dia 09/08), que faziam parte do esquema que ficou conhecido como “Máfia do Açúcar”.

Segundo as investigações, estes empresários atacadistas estavam na lista de compradores de açúcar com notas frias. A quadrilha atuava na divisa da Bahia com Pernambuco e sonegava ICMS na venda do produto na região. O colega assassinado estava atuando para desbaratar o esquema, cumprindo sua função como auditor fiscal da Secretaria da Fazenda da Bahia.

Para o Sindsefaz, mesmo 27 anos depois, a condenação de um dos mandantes deste crime hediondo levantará um sentimento de justiça, mesmo que tardia, entre os fazendários. Mas precisamos redobrar nossa capacidade de cobrar da justiça mais celeridade. O nosso colega se foi em 1996 enquanto o mandante do assassinato ficou quase três décadas livre de condenação.

Salvador, 25 de julho de 2023 | Boletim 2802