NOCAUTE – Lembra de “estacar a sangria”? Jucá é denunciado

22/08/17 – Nocaute
Procuradoria Geral República denuncia Romero Jucá na Operação Zelotes
Investigado, líder do governo no Senado pode se tornar réu na Operação Zelotes, que apura fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf)

A Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), acusado por crimes na Operação Zelotes.

O caso está sob segredo de Justiça e por isso não há detalhes sobre os crimes de que Jucá é acusado.

A Operação Zelotes apura fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o tribunal de recursos da Receita Federal.

O inquérito está sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, relator da Zelotes no Supremo. Caberá a ele notificar o acusado para apresentar resposta à denúncia e levar o inquérito para julgamento na segunda Turma do STF, que decidirá se ele vira ou não réu na Zelotes.

Em 2016, Lewandowski autorizou a abertura de inquéritos para investigar Jucá. Foi o resultado dessas investigações que embasaram a denúncia da PGR.

Romero Jucá era ministro do Planejamento do governo de Michel Temer, e precisou deixar o cargo em maio, depois de divulgada a conversa com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, mostrando sua atuação para que a Operação Lava Jato fosse freada.

Jucá sugeria a Sérgio Machado uma “mudança” no governo federal resultaria em um pacto para “estancar a sangria” representada pela Operação.

MACHADO – Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel [Temer].

JUCÁ – Só o Renan [Calheiros] que está contra essa porra. ‘Porque não gosta do Michel, porque o Michel é Eduardo Cunha’. Gente, esquece o Eduardo Cunha, o Eduardo Cunha está morto, porra.

MACHADO – É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional.

JUCÁ – Com o Supremo, com tudo.

MACHADO – Com tudo, aí parava tudo.

JUCÁ – É. Delimitava onde está, pronto.