03/11/15 – Fenafisco
Planejamento Financeiro e Qualidade de Vida na Aposentadoria são destaques do VI Enape
Um grande público prestigiou as palestras promovidas pelo VI Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas do Fisco Estadual e Distrital – VI Enape, na tarde de quinta-feira (29). “Planejamento Financeiro e Qualidade de Vida” foi a temática do painel I do evento, que teve como palestrantes, o Auditor Fiscal do Tesouro Estadual de Pernambuco, José Admilson Fagundes de Oliveira e o médico e pesquisador, Luiz Augusto Vinholis.
A mesa, composta por dirigentes do Fisco de vários estados, foi presidida pelo vice-presidente da Fenafisco, João Marcos de Souza, que agradeceu a participação do público, destacando a importância do tema . “O bem-estar no futuro depende de preparo e de interfaces a serem pensadas no agora”, disse.
José Admilson Fagundes abriu encontro, explicando a relevância do planejamento financeiro e patrimonial, para que no período da “melhor idade”, os servidores possam viver de forma sustentável. Durante sua fala, o educador financeiro pontuou que na aposentadoria, “é preciso avaliar cada gasto, dentro das categorias necessidade, desejo ou desperdício, como recursos que poderiam ser poupados e melhor utilizados em ocasião oportuna”.
Na ocasião, Fagundes destacou a diferença entre aplicações positivas e nocivas, classificando como bons, os investimentos “que cabem no orçamento mensal, agregando valor patrimonial e qualidade de vida”, e como é ruim, “o endividamento motivado pelo impulso”.
Outro ponto enfatizado pelo Auditor Fiscal em sua exposição foi a importância de se “reservar dinheiro e preservar o patrimônio, como meios para garantir a qualidade de vida, dignidade e felicidade das famílias”.
Ao final de sua palestra, Fagundes recomendou a reeducação financeira para a recuperação orçamentária dos endividados crônicos, que “estão gastando mais de 30% da renda líquida mensal com o pagamento de dívidas”.
Naturopatia
Na sequência do painel, o médico e pesquisador Luiz Augusto Vinholis discorreu sobre
a origem das doenças degenerativas, suas consequências e a importância de uma dieta saudável. “Por meio de uma nova alimentação poderemos curar enfermidades gravíssimas como mal de Parkinson e Alzheimer, arteriosclerose, envelhecimento precoce e hipertrofia de próstata, entre outras” disse.
Em sua exposição, Vinholis explicou ao público os conceitos de alimentação e saúde, o processo pelo qual os nutrientes presentes nos alimentos são transformados em energia e como esses compostos são fundamentais para a boa qualidade de vida.
Painel II – “Preparando para a Aposentadoria”
No segundo painel da tarde, a professora e gerontóloga, Conceição Batista, falou sobre o Programa de Preparação para a Aposentaria, desenvolvido pela Secretaria de Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE), que proporciona aos servidores, a oportunidade de refletir sobre as transformações inerentes ao processo de transição, além de favorecer a construção e o aprimoramento, de um projeto de vida.
Segundo Conceição, o programa propõe atividades como rodas de conversa, troca de experiências, orientações sobre qualidade de vida, além de discussões sobre o preparo emocional, econômico e social, para a transição à nova etapa.
Em sua explanação, a gerontóloga explicou que o processo de envelhecimento e redução dos proventos são comumente associados à sensação de “desvalia, solidão, incapacidades e improdutividade”, em uma cultura de valorização do trabalhador ativo. “Esse sentimento sinaliza a necessidade do enfrentamento de mudanças advindas com a aposentadoria, por meio da implementação de políticas e programas que favoreçam a inclusão e possibilitem a ressignificação deste novo período da vida, às pessoas quando se aposentam” concluiu.
em 30/10/2015