Primeiro dia de planejamento tem palestra do economista Eduardo Fagnani

O economista Eduardo Fagnani foi o palestrante da abertura do seminário de Planejamento, organizado pela diretoria da entidade com objetivos de definir o plano de ações e metas a ser implementado até dezembro de 2024. A reunião está acontecendo no auditório Jade do Wish Hotel da Bahia e vai até sábado (21).

Em sua intervenção, Fagnani trouxe dados importantes sobre a economia do Brasil nos últimos 20 anos que desmascaram uma série de narrativas que ganharam destaque na mídia brasileira após 2013. São informações oficiais, que constam em relatórios do Banco Central, do Ministério da Economia e de outras fontes governamentais, mas que não são divulgadas à sociedade.

Através de números que foram organizados e que estarão em um livro a ser lançado em breve pela Fundação Perseu Abramo, ele mostrou como foi criado um fakenews que, entre outras consequências, levou à derrubada do governo Dilma em 2016 e pavimentou o caminho para a ascensão ao poder dos setores que estão destruindo, uma após outra, as políticas públicas de cunho social, os direitos dos trabalhadores, a soberania nacional e as possibilidades de futuro da juventude brasileira.

Fagnani chamou a atenção dos diretores do Sindsefaz sobre o papel dos sindicatos diante de um cenário econômico que nos legou um percentual de desemprego de 40% entre os jovens de 18 a 24 anos. Para ele, os sindicatos estão muito atentos aos interesses dos seus filiados, fazendo bem a luta corporativa, sem perceberem que os filhos e netos dos seus associados estão enfrentando as dificuldades de um país cujas ações governamentais destroem o presente e o futuro.

Após debater a conjuntura, a segunda parte do primeiro dia foi dedicado à análise do que é um Planejamento Estratégico e de como este pode contribuir para o trabalho de uma entidade sindical, tanto do ponto de vista de sua ação corporativa, como social. E, a partir daí, como inserir no ambiente do Sindsefaz uma ação planejada, que estabeleça objetivos, ações, metas, encaminhamentos e análise de resultados.

O Planejamento continua nesta sexta (20), a partir das 8h30.

Salvador, 19 de Maio de 2022 | Boletim 2604