Bahia Econômica – 06/09/2013
Royalties do Petróleo podem aliviar crise financeira do Estado
A situação financeira conturbada do Governo do Estado pode está perto de acabar. Segundo o Jornal Tribuna da Bahia existe uma articulação nos bastidores para obter a antecipação de royalties dos próximos 10 anos – especialmente do petróleo do pré-sal – para minimizar os efeitos do momento econômico estadual e nacional.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Rui Costa, não há uma negociação definida sobre o assunto. “Alguns estados celebraram contratos para antecipar os royalties, como o Rio de Janeiro fez para sanar problemas com a previdência social, mas esse não é o caso da Bahia”, assegurou Costa.
O chefe da Casa Civil, no entanto, não negou que o governo estude a hipótese de obter recursos, porém os avanços de conversas nesse sentido ainda dependem das votações no Congresso Nacional.“Não dá para negociar uma questão que ainda não foi votada e estabelecida, como os royalties do petróleo”, sugeriu um dos principais articuladores do governo e apontado como o pré-candidato à sucessão estadual favorito do governador Jaques Wagner.
Mesmo com o Governo negando, o jornal afirma que, o governo do estado articula antecipar cerca de R$ 1 bilhão por meio de negociações com bancos estatais, tentando viabilizar a melhora da saúde financeira da máquina, ponto nefrálgico da administração estadual e que culminou com substituições na Secretaria da Fazenda, com a migração de Manoel Vitório da Administração para a pasta.
João Paulo Lima