Sarau Literário trouxe à tona o debate sobre racismo estrutural

Na sexta (17), aconteceu mais uma edição do Sarau Literário, iniciativa da diretoria do Sindicato para apoiar iniciativas literárias da família fazendária. Tivemos o prazer da presença da escritora Ana Célia da Silva, irmã do nosso diretor Jorge Claudemiro, auditor fiscal aposentado e diretor da entidade.

Professora, com atuação no Centro Integrado de Educação Anísio Teixeira (CIEAT), ela contou uma interessante história para indicar porque teve a iniciativa de escrever as obras que publicou. Falou que certa feita pediu aos seus alunos que escrevessem quais suas referências sobre pessoas boas e de sucesso e de pessoas que eles não gostassem e fossem referências ruins. Para a surpresa dela, para eles, todos os ‘bons’ eram brancos e todos os ‘ruins’, negros. O detalhe é que seus alunos eram majoritariamente negros.

Foi aí que nasceu sua vontade de investigar qual o motivo dessas referências, passando a contribuir para mudar essa visão distorcida, que está na raiz do racismo estrutural existente no Brasil. Conforme já tratamos em nosso Podcast Ponto de Partida, tal visão associa o povo negro à negatividade, empurrando-o á margem da sociedade.

Ana Célia publicou pela EDUFBA os livros “A Discriminação do Negro no Livro Didático”, “Desconstruindo a Discriminação do Negro no Livro Didático e “A Representação Social do Negro no Livro Didático: O Que Mudou? Por Que Mudou?”. E pela Hetera, lançou “Retrospectiva de Uma Trajetória de Ações Afirmativas Precursoras à Lei 10.639/03”.

Após sua fala na atividade, Ana Célia interagiu com os presentes, respondendo perguntas e autografando livros para os interessados. Ao final, os colegas Davi Marcos e Wilson Lopes animaram o público com a boa música brasileira. Muitos colegas, inclusive a homenageada, subiram ao palco e soltaram a voz.

A entidade vai preparar o próximo sarau. Alguns colegas escritores já manifestaram interesse em participar.

Salvador, 21 de novembro de 2023 | Boletim 2868