Segunda edição do Sarau Literário terá a escritora Ana Célia Silva

Acontece nessa sexta (17), das 17h às 20h, no Hotel Fiesta, a segunda edição do Sarau Literário, iniciativa da diretoria do Sindicato para apoiar iniciativas literárias da família fazendária, divulgando as publicações que tenham a autoria de nossos associados, parentes e amigos. Desta vez teremos a presença da escritora Ana Célia da Silva, que irmã do nosso diretor Jorge Claudemiro, auditor fiscal aposentado.

Nascida em Salvador, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico, Ana Célia tem 83 anos e foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU) na Bahia, em 1978. É licenciada e bacharela em Pedagogia e Doutora em Educação e Contemporaneidade pela UFBA. Tem também especialização em Introdução aos Estudos Africanos no Centro de Estudos Afro-Orientais – UFBA.

Como professora, atuou no Centro Integrado de Educação Anísio Teixeira (CIEAT). Já em 1994 assumiu o cargo de Professora Assistente no Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde trabalhou na graduação e na pós-graduação. Em 2007, foi indicada para compor o Conselho Estadual de Cultura.

No âmbito acadêmico e nos movimentos sociais, Ana Célia deu contribuições teóricas, sobretudo, nos temas relacionados a relações étnico-raciais e educação. Entre outros trabalhos, pela EDUFBA, publicou os livros “A Discriminação do Negro no Livro Didático”, “Desconstruindo a Discriminação do Negro no Livro Didático e “A Representação Social do Negro no Livro Didático: O Que Mudou? Por Que Mudou?”. Pela Hetera, lançou “Retrospectiva de Uma Trajetória de Ações Afirmativas Precursoras à Lei 10.639/03”.

No Sarau Literário Ana Célia vai poder falar sobre seu trabalho, além de conversar com os presentes sobre seus livros publicados. É nessa sexta (17), das 17h às 20h, Hotel Fiesta.

Salvador, 16 de novembro de 2023 | Boletim 2864