No próximo dia 24 de janeiro, quarta da semana que vem, o Sindsefaz vai comemorar o Dia Nacional do Aposentado e Pensionista. A comemoração será na sede da entidade e coincide com a terceira edição do Sarau Literário (clique aqui). A entidade convida os colegas e pedem que confirmem sua presença ligando para a entidade (71 3617-8580) e falar com nossa colaboradora Camila. Importante confirmar a fim de dimensionarmos a estrutura.
O Dia Nacional do Aposentado foi criado em 1981 pelo Decreto de Lei nº 6.926. A data foi escolhida em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à Previdência Social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves.
Segundo dados do Ministério da Previdência, o grupo de pessoas que recebem aposentadoria ou pensão terminou 2023 chegando ao total de 39 milhões de pessoas, equivalente a 19% da população brasileira. É um contingente que exige enorme atenção por parte da sociedade, bem como políticas públicas e leis que resguardem seus direitos e garantam atendimento de suas necessidades.
Através de nossa Diretoria de Aposentados e Pensionistas, dirigidos pelos colegas Jorge Claudemiro e Fátima Mota, temos procurado desenvolver políticas e ações que incluam este segmento na vida do Sindicato, mantendo-os próximos às lutas e campanhas do pessoal que está na ativa na Sefaz-BA.
Em outra frente, atua firmemente em defesa de seus direitos, na garantia de uma remuneração justa e que respeite o que diz lei. Exemplos disso são as lutas pela correção da CET de aposentados e pensionistas, ou o acréscimo do PDF das pensionistas. E isso é possível graças à confiança da maior parte dos colegas que se mantêm filiados ao Sindsefaz, legitimando-a como única entidade que defende toda a família fazendária.
Salvador, 17 de janeiro de 2024 | Boletim 2896