Sindicato inicia mobilização da Campanha Salarial 2023

O Sindsefaz inicia nesta sexta a mobilização da Campanha Salarial 2023. Nesta sexta (24), a diretoria da entidade inicia uma série de visitas aos locais de trabalho para conversar com os colegas, ouvir suas preocupações e aspirações, para preparar a pauta de reivindicações a ser enviada ao governo.

A primeira visita acontece ao Prédio Sede, na sexta (24), 8h30, encontro que será seguido de outros, nas cidades do interior (conforme calendário abaixo e horários ainda a confirmar) e precederão uma reunião do Conselho Sindical e uma assembleia geral.

Dia 24/03 – Prédio Sede (CAB), 8h30
Dia 28/03 – Juazeiro (Inspetoria)
Dia 03/04 – Feira de Santana (DAT Norte)
Dia 11/04 – Vitória da Conquista (DAT Sul)
Dia 12/04 – Itabuna (Inspetoria)

As visitas aos locais de trabalho é um instrumento usual do Sindicato na preparação das mobilizações de cunho reivindicatório. É um momento de a diretoria medir o sentimento dos fazendários ante à conjuntura e suas expectativas. Serve também para ouvir os problemas que afligem diretamente cada segmento da categoria.

A partir daí a entidade prepara as pautas, Geral e específicas, a serem debatidas em conselho e assembleia, definindo também a orientação sobre as linhas de ação e melhores formas de lutas a serem encaminhadas.

Neste ano, os servidores públicos, de maneira geral, reivindicam a instituição de uma política de recuperação das enormes perdas salariais que foram acumuladas entre 2013 e 2022, que nos levou a um prejuízo superior a 50% dos nossos vencimentos. Enquanto isso, assistimos a relação de Despesa Total de Pessoal e Receita Corrente Líquida (DTP/RCL) cair para 36,2% em 2022 (menor percentual da série histórica), enquanto a Lei de Responsabilidade Fiscal diz que o limite prudencial é de 46,17%.

Salvador, 22 de Março de 2023 | Boletim 2742