Sindsefaz completa 27 anos, preparado para a luta

Uma entidade sindical, em essência, deve estar permanentemente em luta, primeiramente pelos pleitos de seus associados e, paralelamente, na defesa dos interesses de todos os trabalhadores e dos menos favorecidos. Independente da conjuntura política, o sindicato estará sempre na trincheira, seja negociando com o empregador, seja mobilizando sua base para ações de pressão, seja nas esferas judiciais, cobrando o direito desrespeitado.

Ao longo dos últimos 27 anos o Sindsefaz se preparou para cumprir a essência sindical, estruturando-se e capacitando-se para estar na trincheira e tirar dela os resultados ansiados por seus representados. Tem sido assim, alternando momentos de maior ou menor mobilização, mas sempre progressivamente, que a entidade consolidou sua representatividade e respeito. Na Bahia, como um dos mais importantes sindicatos do Estado. E no Brasil, ocupando lugar de destaque na direção da Fenafisco, a Federação que reúne 31 sindicatos do fisco estadual no país.

Hoje, quando completa 27 anos, o Sindsefaz colhe legitimidade, fruto de uma trajetória política correta e um comportamento classista. Sem adesismo na condução de sua relação com o governo e sem titubear no princípio de que sindicato existe para lutar, a entidade está pronta para mais um ciclo de ações em prol de seus associados.

Neste 10 de fevereiro, queremos saudar auditores fiscais, agentes de tributos e técnicos administrativos da Sefaz, que continuam acreditando na unidade dos fazendários como a melhor forma de conquistar melhores condições de trabalho e remuneração. O espírito continua sendo o mesmo que norteou a decisão de Sindfaz e Sindifisco de unificarem as duas organizações em um único sindicato, em 1996.

Aqui nesse link você pode conferir um pouco da nossa história, em texto de um ano atrás. E pode detalhar essa pesquisa consultando o livro organizado pela historiadora Petilda Vazquez, FAZENDO A BAHIA: MEMÓRIAS DE LUTAS DE HOMENS E MULHERES DA FAZENDA BAIANA (abaixo), já distribuído para todos os nossos associados.

Salvador, 10 de fevereiro de 2023 | Boletim 2726