Sindsefaz convoca fazendários à Alba, na terça (28)

O Sindsefaz está conclamando os colegas fazendários a se juntarem aos demais servidores públicos de outras categorias na grande mobilização que acontecerá na Assembleia Legislativa na terça (28) às 14h. Nesta data serão apreciados os projetos de lei do governo do Estado que tratam do reajuste salarial, mudanças em tabelas salariais de diferentes carreiras e alterações no Planserv.

O Sindicato tem tentado, junto com as outras entidades reunidas na Fespe-Bahia, abrir diálogo com o governo em torno dos temas. No dia 07 de maio a entidade esteve na Assembleia Legislativa e procurou o líder do governo, pedindo que o mesmo levasse ao governo Jerônimo o pleito de 10% de reajuste para os servidores. Na oportunidade, foi entregue a ele uma carta, que pedimos fosse avaliada pelo governo.

Estranhamente, na terça (21), quando o governo tentou votar as matérias na Alba e depois recuou, o líder Rosemberg discursou afirmando que não foi procurado pelas entidades de servidores públicos para debater o tema. Mas como a reunião do dia 07 de maio está registrada, ficou a impressão que a carta das entidades foi esquecida por ele em alguma gaveta, como o foi esquecido o próprio encontro, no gabinete da Liderança. Se fosse brincadeira, era capaz até de ter sido um sósia dele a participar da conversa com os representantes sindicais.

Esse fato – e de resto todo o histórico dos últimos anos, que nos levou a 54% de perdas – mostra a necessidade de os servidores pressionarem o governo. Só a mobilização forçará uma mudança de postura. A Secretaria de Relações Institucionais (Serin) aponta com abertura de diálogo com os sindicatos. Entretanto, se não houver ação política das categorias já, agora, pouco o Estado estará pressionado para evoluir nos pleitos que representem melhorias salariais e nas carreiras.

Todos à concentração na Assembleia Legislativa, nesta terça (28).

Salvador, 27 de maio de 2024 | Boletim 2957