Sindsefaz pede a gestores sensibilidade e cuidado com os colegas na Sefaz

Boletim 2179 – Salvador, 03 de abril de 2020

Desde que a pandemia de coronavírus começou a impactar o trabalho dos fazendários baianos, o Sindsefaz tem feito uma série de gestões às chefias para que sigam as determinações do governo do Estado, em especial o decreto 19.528, de 16 de março de 2020. O documento instituiu o trabalho remoto, além de medidas de prevenção contra a doença.

O Sindicato tem ido além e instado os gestores a exercerem uma atitude empática para com os colegas que lhes estão subordinados, tendo a sensibilidade para analisar caso a caso a situação de cada um deles na Sefaz-BA. Isso é muito importante pois temos uma categoria com uma faixa etária média na casa dos 58/59 anos, com uma enorme quantidade acima dos 60 anos.

Nesta semana, a entidade enviou ofício aos dirigentes das três diretorias de Administração Tributária (Metro, Norte e Sul), solicitando que os gestores sopesem a essencialidade dos serviços fazendários contidas no decreto 19.549, a fim de manter afastados do local de trabalho aqueles colegas, tanto do fisco como TAD, do chamado “grupo de risco”, que estão lotados em repartições fazendárias e postos fiscais.

As autoridades sanitárias têm chamado a atenção que o isolamento social não deve ser exercido somente para se evitar a contaminação pelo covid-19. Deve-se considerar também que visam dar tempo para que sejam tomadas providências para acolhimento adequado dos pacientes no momento mais crítico da pandemia, ajudar a evitar a superlotação nas unidades de saúde, bem como proteger aquelas pessoas que, por algum outro motivo, precisar buscar um hospital, venham a ser contaminados como consequência.

Por exemplo, os dados coletados já mostram uma grande queda de traumas por acidentes de trânsito, o que diminuiu a pressão nas emergências, deslocando recursos humanos, suprimentos e leitos para cuidar dos atingidos pelo coronavírus. Então, quanto mais pessoas estiverem em isolamento social, mais as unidades de saúde darão prioridade para a pandemia. E todos, inclusive a Sefaz-BA, devem contribuir para este fim.