Boletim 2061 – Salvador, 21 Outubro de 2019
A diretoria do Sindsefaz se reuniu na manhã desta segunda (21) com o superintendente de Administração Tributária, José Luiz Santos Souza, o diretor de Planejamento da Fiscalização, Anderson Peixoto e o gerente de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito, Eraldo Santana. Representaram o Sindicato os diretores Cláudio Meirelles, Joaquim Amaral, Jorge Claudemiro e Marco Aurélio.
O superintendente fez uma explanação sobre os objetivos da Operação Fiscal Trilha do Álcool, para controle do fluxo e da comercialização do álcool carburante. O Sindsefaz apresentou suas preocupações quanto à infraestrutura para a Ação, tendo o gerente Eraldo Santana informado que stands estão sendo instalados, com toda a estrutura necessária. Ele esclareceu que está em constante articulação com a Polícia Militar para proporcionar segurança e comodidade aos fazendários.
O Sindicato aproveitou e lembrou aos dirigentes da necessidade de uma convivência harmoniosa e respeitosa entre os servidores da Sefaz e da PM como condição para o êxito da Ação. E adicionou que este esforço e a dedicação que os fazendários têm demonstrado nessas operações e em outras ações precisam ser recompensadas com uma remuneração compatível e justa.
A entidade se prontificou ainda a propor medidas que aprimorem essas ações. A diretoria disse aos dirigentes que só uma ação articulada das repartições fazendárias, incluindo a inteligência fiscal e o uso de tecnologia, com as informações sistematizadas da Escrituração Fiscal Digital, via LMC – Livro de Movimentação de Combustíveis -, bem como as notas fiscais eletrônicas, possibilitarão uma recuperação substancial do montante elidido e o mapeamento da cadeia de combustível.
O superintendente, José Luiz, convidou o Sindsefaz para conhecer o novo modelo de fiscalização da Sefaz, em um encontro no dia 29 de outubro, pela manhã.