Sindsefaz vai a Suprev verificar correções de erros na folha de maio

Nessa quinta (01) a diretoria do Sindicato – representada pelos dirigentes Claudio Meirelles, Davi Marcos, Joaquim Amaral e Jorge Claudemiro – estiveram na sede da Superintendência de Previdência (Suprev) para conversar sobre os erros verificados nas folhas de pagamento do mês de maio, referente a vários colegas aposentados e pensionistas. Na oportunidade, a direção do órgão, que é ligado à Secretaria da Administração, explicou o que aconteceu e o que está sendo feito para resolver o problema.

Falta de reajuste

Sobre os casos de quem não teve aplicado o índice de 4% no benefício, o órgão explicou que aqueles que estão vinculados ao Regime Geral de Previdência e não têm paridade (a partir de 2004), já tiveram reajuste em janeiro, portanto, não têm direito ao percentual dos demais.

Benefício suspenso

Um outro grupo são os que tiveram o pagamento suspenso por não terem feito a prova de vida, obrigatória no mês de aniversário do beneficiário. Estes colegas receberam apenas as diferenças retroativas a fevereiro, mas tiveram a aposentadoria/pensão suspensa. Neste caso, quem fizer a prova até esta sexta (02), receberá o valor em folha suplementar, dia 15 de junho. Quem não fizer até hoje, poderá fazê-lo até 10 de junho e receberá as duas folhas no final do mês.

Vários lançamentos no contracheque

Aos colegas que reclamaram dos lançamentos que estão no contracheque (vantagens e descontos), a Suprev explicou que o sistema o faz para verificar se as diferenças a receber são maiores que R$ 10 mil. Se for, o saldo maior que este valor é pago numa segunda parcela.

GDF e PDF

A Suprev também falou dos erros ocorridos no cálculo da GDF do grupo Técnico Administrativo. Sobre a gratificação do GOTA, não houve recálculo do valor com os 4% sobre as diferenças de fevereiro para cá. A informação é que este problema já será corrigido na próxima folha.

O erro verificado no cálculo do PDF das pensionistas do grupo Fisco que tenham mais de uma pensão também será corrigido e há uma possibilidade de ser pago na folha suplementar do dia 15, caso a correção seja feita até esta sexta (02), ou então sai junto com a folha de junho. Sobre o caso de um colega aposentado que não teve o PDF reajustado com os 4%, o erro também será corrigido.

Por fim, sobre os descontos indevidos do Credcesta, a orientação dada é prestar queixa na polícia e depois, informar a Suprev, via SEI.

Salvador, 02 de junho de 2023 | Boletim 2779