Sob adversidade, fazendários mantiveram luta pela pauta de reivindicações

No início de 2020 o mundo foi apanhado pela surpresa da pandemia do novo coronavírus. E já se vão mais de dois anos de enfrentamento da covid-19, com as consequências humanas e econômicas que todos nós sentimos ou temos conhecimento.

A crise atingiu em cheio também os sindicatos, que tiveram que se ajustar para manter viva a luta de seus representados, mesmo com o home office e a proibição de atividades presenciais. Por exemplo, em 13 de março de 2020, no Wish Hotel, em Salvador, realizamos a nossa última assembleia presencial.

Tivemos que adaptar para nos encontrar no universo das salas virtuais, com poucos momentos de encontro presencial da categoria. No primeiro refluxo da pandemia, no segundo semestre de 2020, ainda fizemos manifestações no prédio-sede e, em 2021, um protesto na Sefaz e uma carreata até a Governadoria, ante a exigência daquele momento específico. Foi o possível a fazer em um cenário em que milhares morriam por dia no país vítimas da covid-19, inclusive muitos colegas fazendários.

Criatividade e ação

Porém, nesse período, o Sindsefaz e a categoria nunca baixaram a guarda. Até porque, durante a pandemia, não refluiu as dificuldades advindas de, então, cinco/seis anos de arrocho salarial, assim como surgiram ataques à Carreira, com a tentativa de alguns segmentos, na Sefaz, de tentar rasgar a lei 11.470, após a decisão do STF em torno da ADI 4233.

Foi a hora de mostrar criatividade e jogo de cintura para elaborar um discurso afirmativo e divulgar nossas bandeiras, de uma forma a nos posicionarmos no campo institucional e na sociedade, com uma imagem positiva e uma postura antenada com as necessidades do momento.

Nesse aspecto, dois setores do Sindicato estavam atentos e preparados para responder à inerência da demanda: o Jurídico e a Comunicação. O primeiro, construindo as teses assertivas para garantir a vitória nos tribunais. E o segundo, para formatar o discurso que nos posicionasse com destaque perante a sociedade e o meio político. Abaixo, temos uma mostra desse trabalho midiático.

Resultado

Hoje, podemos dizer que colhemos os frutos da luta e do acerto nos ajustes na forma de encaminhá-la. Não temos dúvida que as conquistas dos últimos quatro meses foram consequência de nossas ações políticas e midiáticas. Falamos da convocação do concurso de ATE, a concessão de reajuste salarial linear, a ampliação do PDF e conversão da licença-prêmio para o fisco, bem como a promoção para os técnicos administrativos e o abono que elevou o vencimento básico dos menores vencimentos do Grupo.

Foi importante saber compreender o momento e definir o melhor caminho a seguir, lançando mãos dos melhores recursos que respondessem com agilidade e assertividade a necessidade de ação política em prol de nossas reivindicações. Sem modéstia, o Sindsefaz deu, mais uma vez, mostras de que faz esses movimentos de maneira competente.

OUTDOORS

PROPAGANDA EM SITES